Calcule

       No vazio se mortifica interrogações permeando a cegueira- Desistir ou permanecer?- Desnecessária é a busca por um gancho de afirmação que se desprende do momento e passa, apenas como ontem. E assim inspira, suspira e cala. Naquele frívolo instante de se sentir inerte no pretérito, o devaneio se faz em horas, redemoinhos. No círculo vicioso o tempo intensifica a indagação. Viver à queima roupa ou na frieza de um iglu? Afincar se prende ao fim, pulando o começo desfazendo-se do meio.

     Visando a algum bem, diante o desafio dos excessos nos deparamos com um furacão de paradigmas como teoria X prática. Não é comum ouvirmos alguém pronunciar que vai “encher a cara” com moderação. A graça da tira evidencia o ridículo do apego incondicional ao meio-termo como uma equação. Não se trata de estar certo ou errado, e sim buscar uma medida para cada ação. Segundo Aristóteles, todos os excessos são considerados vícios. Excesso de coragem é a temeridade e falta de coragem é a covardia. É preciso buscar o equilíbrio, que é a virtude, da coragem em si mesmo.

     Entre dois extremos no meio do caminho dos vícios, o sentimento. A paixão não se mantém morna. Ou ela é chama acesa, ou é frio que mata. Algo simples que causa coisas complexas como; loucura e lucidez, ciúme e cuidado, saudade e depressão, prazer e dor, alegria e tristeza. Entre outros fatores um leque de opções. Como dizia Da Vinci nada nos impede de pensar a respeito. Mas não demore à preencher os espaços que tem a vida toda pela frente, porque metade de você ainda tem muito que aprender. Enquanto houver motivo abra sua mente e coração!

14 comentários:

Unknown disse...

viver à queima roupa ou na frieza de um inglu?
O equilibrio é um ideal e nessa busca incessante por atingir ideais...é quase uma exigencia nao ser intenso e controlar o ser.
Diante dessas cobranças, os poetas- intensos- explodem seus sentimentos de outra forma...
Mas essa busca tbm nos faz aprender a evoluir, encontrar o bom-senso, chegar mais perto do que se deve ser. adorei dani... :)

Anônimo disse...

Amei o texto principalmente essa parte do amor.........ah o amor ...........ninguém etende.

Joaquim Medeiros disse...

Substancialmente à sua medição é dose perfeita da escrita!

Sempre delicada como uma flor.

Thamy Candeias disse...

"enquanto houver motivo abra sua mente e coração"

Lindissimo texto *_*

Anônimo disse...

Interessantíssimo o texto! O equilíbrio é o X da questão para a resposta mais adequada das alternativas da vida. Os exageros fazem parte de um perfil extremista na maioria das vezes.
Realmente nem sempre a teoria anda junto da prática, vazio ou completamente cheio, acho que viver não é esperar a chuva passar e sim aprender a dançar na chuva!
Dal.

Anônimo disse...

De coração e mente aberta o cálculo é menos danoso, daninho, danado.

Anônimo disse...

Poxa, gostei muito,e por eqto só posso dizer que,como dizia um certo filósofo: "só sei que nada sei" rss... porém "nade me impede de pensar a respeito!".

Gostei muito.
Parabéns.
VOU SALVAR NOS FAVORITOS PRA ACOMPANHAR SEMPRE.

Anônimo disse...

Interessante. Realmente a paixão deve ser sempre uma chama acessa...bem acessa!!! porque uma paixão morna ou fria mata mesmo!!!!

Anônimo disse...

adorei o texto viu..muito interessante
Amor é q nem campim, agente planta ele cresce ai vem uma vaca e acaba tudo

PHELPS disse...

ARRASSOUUUUUU COMO SEMPRE PERFEITO SEU TEXTO
BJAOOOOO

Aline Sharon disse...

Que perfeição!!
Adoro como você coloca as palavras e como as combinam!!
Você nasceu pra isso!!

Theo Gatis disse...

A paixão sempre vale a pena! Temos que deixar o calor semmpre aceso, nos deixanso embriagos de sentimentos saudáveis.
Adorei o texto

Marcello BuffaLLo disse...

Hmmm, 3:34 fui mexer aqui no space do msn e li seu texto. Eu tb escrevo sobre amor ... so q nunca mais tinha colocado nada no espaco q msn promove. Eu faco o espaco na verdade para mim msm, pq ainda nao tive tempo d aprender a mexer no msm. Entao, falo sobre desabaos.... como sofrer menos qd o sofrimento eh inevitavel , isso falando sempre de amor , claro . Apesar de seu texto ser de tamanha grandiosidade. Eu discordo entre a moderacao, apesar da logica eh ser essa ou ate mais racional possivel. Dani, veja bem , os valores de kda pessoa varia e se fosse todos iguais nao teria graca viver nessa terra. As vezes so to escrevendo aqui e so passei aqui, pq sofro de amor, as vezes so estou discordando pq nao " passei a fase de recovery " , mas ja amei muito 2 outras pessoas q to aki caido pela 3 ... ! SO q dessa vez pegou , mais d 1 ano d puro sofrimento, d nada ter graca , de ate querer ajudar pesssoas para nao sofrerem nem 1% doq sinto de tao ruim e sem resposta .... a falta de coragem da comunicacao devido ao aprofundamento q vc aprende e cria um bloqueio d nao se aprofundar pra evitar se machucar de graca.. ! entao nesssa parte concluinndo eu nao concordo ! Porem , deu pra ver q vc tem um perfil muito bom ! Espero q oq vc escreve seja coisas q sente de verdade. Pq eu escrevo so oq sinto pq gosto de coisas verdadeiras , e se nao for comigo o resto eh tudo suposicao . foi mal pela invacao ! Leia o livro " God Wears Lipstick " , n sei o nome em portugues pq comperei nas gringas... mas , vc vai amar !
acredite.
t +

Jethro Tull disse...

Linda Dani, "Calcule" bem Imperativo, gostei demais. Entendo que em nossa vivência e experiência não vamos tratando as coisas como feijão. Há escolha, exige o dicernimento e para que isso ocorra haja conhecimento nos induzindo a seguir adiante ou cedendo à força aceitando o mal que ela às vezes nos faz, retrocedendo ou muitas vezes apenas seguindo a correnteza do rio. Para saber se está doce devemos conhecer o amargo e vice-versa. E como nesse mundo não temos controle de todas as coisas afim de podermos manter o equilíbrio constante e satisfatório da mente, então só nos resta viver e fazer o que está ao nosso alcance, fazer o que tem que ser feito sem temer conhecer os nossos limites, para tentar aperfeiçoar as nossas virtudes, adaptar e sobretudo ser útil à natureza, família, Deus e o mundo ou pelo menos tentar calcular e dosar até encontrar e descobrir a perfeita fórmula de cada uma de nossas vidas... Há sincera vontade de ser bem interpretado, deixo em resposta o que sinto quando li o seu cálculo, se tiver errado me avisa, tá?. Beijos do seu amigo Galego.