"Ética em jornalismo"



Infelizmente, há uma arrogância desta classe profissional (jornalismo), em achar que sua função é informar ao público sem, contudo, revelar os métodos de conduta. No entanto, ética é sinônimo de informação de qualidade. A conduta ética depende da ação autônoma do agente, ao mesmo tempo "atado aos valores sociais que lhe são exteriores". A imprensa hoje, mais do que qualquer época, está sendo pautada pelas informações vazadas e pelas declarações em "off", vindas dos gabinetes do poder, sem que os jornalistas verifiquem a veracidade da informação.
Informar com liberdade, sobre tudo com ética, deve ser o papel da mídia. Sem liberdade de informação nenhum avanço é possível. A mídia precisa deixar de olhar o que o concorrente está fazendo, pois o jornalismo de qualidade não é feito de informações vazadas ou de declarações vil, mas sim na apuração exaustiva do fato.
Alguns trabalhos sérios da mídia, com investigação, apuração precisa e isenção jornalística revelou-se de suma importância na luta contra a impunidade. Para existir um controle ético é preciso que o jornalismo investigativo procure por informações precisas e investigações, são a base da sociedade democrática.
O maior problema, é que ética, hoje, surge como adjetivo e não na sua origem substantiva. Ética deixou de ser um sistema comum de valores que devem ser seguidos e debatidos com sensatez e virou sinônimo de honestidade de um indivíduo. Isto é um obstáculo para o debate ético e para consenso de normas de conduta. São através destes conceitos que o meio de comunicação pode reverter este quadro e construir um jornalismo ético de qualidade indiscutível.

Nenhum comentário: